A primeira escola on line de Design de Interiores, 
Paisagismo e Jardinagem

PORTAL DO CONHECIMENTO - Desde o ano de 2000 preparando profissionais pela internet
       

 
 

 
O  CERRADO

Conheça a beleza e as principais características da Savana brasileira.
Matéria: Fátima Senra - Arquiteta e Urbanista - Casa e Cia.arq

Falar do Cerrado é falar de imensidão, de diversidade e de resistência. O Bioma mais antigo do Brasil tem 35 milhões de anos e já existia por aqui antes mesmo da Amazônia e da Mata Atlântica, que contam com apenas 10 mil anos de idade. Antigo e complexo já que é composto por diversos ambientes distintos entre si, mas que se inter-relacionam,  o cerrado não tem a mesma capacidade de recuperação que os outros biomas brasileiros, e se for destruído em todos os seus ambientes, certamente não conseguirá se recuperar. 

Composto de ambientes aparentemente distintos, esse bioma é composto pelas matas ou campos (savana propriamente dita), por matas de galeria, por áreas alagadas e também pelas veredas que são caminhos formados por palmeiras ou árvores ao longo dos riachos.
A presença das veredas denuncia a presença de água desde longe e isso já sinalizava para os antigos boiadeiros o rumo certo onde o gado poderia beber água.

Apesar de aparentemente distintos, esses ambientes do Cerrado, mantém uma relação entre si e formam um conjunto que não pode ser alterado e nem destruído, sob pena da descaracterização de todo o bioma. 

Abrangendo quase a totalidade dos estados de Goiás, Tocantins e Mato Grosso do Sul; o oeste de Minas Gerais e Bahia; Leste e sul do Mato Grosso e sul do Maranhão e Piauí; o cerrado tem como limites de um lado o campo limpo e de outro o chamado cerradão. Dentro desse contexto, o cerrado se desenvolve de forma complexa e surpreendente, em ambientes diferentes como o campo, as matas de galerias, áreas alagadas e as veredas, ocupando cerca de 1/4 do território nacional.

Paisagem do Cerrado Brasileiro

O Cerrado é a savana brasileira, mas se comparado ao seu semelhante africano, apresenta uma biodiversidade muito maior. Por trás daqueles campos secos, as aparências realmente podem enganar e aquilo que parece morto ou feio, esconde a vida, rica e cheia de belas surpresas, tanto na fauna quanto na flora. Em uma região de contrastes, espécies animais e vegetais aclimatadas na sombra ou na luz, têm a opção de escolha entre a mata e a campina ou simplesmente transitam e se alternam entre os diversos ambientes do Cerrado.
A inter-relação entre os ambientes do Cerrado é fundamental para diversas espécies da fauna e da flora que habitam ou circulam entre eles. Importante ainda ressaltar que além da relação entre seus diversos ambientes, o Cerrado mantém uma forte relação de adaptação ao fogo, de tal modo que não é possível estudar esse bioma, sem observar sua extrema e surpreendente resistência as queimadas, sejam elas naturais ou provocadas. 

As queimadas são normalmente causadas por raios, combustão espontânea ou pela ação do homem, de forma criminosa ou mesmo como uma forma de queimar  o campo seco para controlar o próprio fogo, e evitar que uma queimada espontânea fuja ao controle ou atinja áreas de matas de galeria.
É justamente por esse motivo, a importância do manejo do fogo no Cerrado; dessa forma é possível evitar o descontrole que ocorre em uma queimada espontânea, que se alastra por imensas áreas e destrói além dos campos secos, também as matas de galerias.

A casca grossa e cortiçosa para resistir ao fogo.

 Mas, como esse bioma já convive com o fogo há milhares de anos, desenvolveu notável resistência e capacidade de recuperação as queimadas. As árvores normalmente apresentam uma casca grossa e cortiçosa e protegem o tronco contra o fogo. Pouco tempo após a queimada é possível ver rebrotar o cerrado, daqueles caules secos e retorcidos. Sob a casca queimada, a árvore esconde a vida e diversos microorganismos, novamente retomam o seu ciclo de vida.
Apesar da carência de estudos a respeito, podemos afirmar que a biodiversidade da flora do Cerrado é riquíssima. Por sua imensa dimensão, o cerrado adquire uma certa heterogeneidade em sua flora, assim como ocorre com a Mata Atlântica. Dessa forma, as espécies características da região norte do Cerrado, são diferentes da região sul e esta do sudeste, só contribuindo para aumentar a diversidade.

Os buritis que normalmente fazem alinhamentos de quilômetros em torno de um rio, criando o ambiente das veredas, que podem ser compostas dessas palmeiras ou de outros extratos arbóreos.
As veredas são sinal da presença de água, podem ser vistas de muito longe através do campo, e é para lá que o peão encaminha sua boiada para matar a sede do gado.

Buritis no Cerrado Brasileiro - Palmeiras nativas

Pau Rosa - Physocalymma scaberrimun

Entre as espécies nativas: Ipê amarelo do cerrado, Sucupira preta, Ipê branco, Buriti, Pau santo, caliandra, canela de ema, sempre viva, embiruçu, amendoim da mata, Ingá, gabiroba, araticum, jatobá, etc Podemos dizer que nem só de árvores retorcidas é composta a paisagem do Cerrado. O Pau-rosa na foto ao lado, confere cor e beleza ao Cerrado; espécie nativa e presente em Goiás e no Mato Grosso, floresce durante os meses de agosto e setembro, alegrando a paisagem do Cerrado brasileiro.
Nas cidades do Cerrado é possível encontrar pelas ruas, as farturas daquela terra que outrora fora considerada infértil. São cajueiros, gabiroba, pequis e ingás que podem ser vistos além dos campos nativos e dos quintais particulares, mas nas ruas junto as calçadas e ao alcance de qualquer um. Além das frutas nativas em outros países e adaptadas na região, como as mangueiras por exemplo; as frutas do Cerrado se misturam numa profusão de cores e sabores, nas ruas tropicais das cidades do Cerrado brasileiro. 

Cajueiros - Anacardium ocidentalis

HOME DE PAISAGISMO

PÁGINA INICIAL

PRÓXIMA PÁGINA

Cursos on line
(EAD)
Estude em casa com suporte de atendimento pela internet
Prepare-se para o
mercado de trabalho!



Design de Interiores

Paisagismo e Jardinagem
Jardinagem
História da Arte / Móvel

Pinturas especiais/paredes
Desenho de Interiores
Desenho de Paisagismo
Desenho Interiores / Paisag.
AutoCad


CURSO ON LINE
Paisagismo e Jardinagem
Aulas ilustradas em linguagem clara e didática.


Paisagismo e Jardinagem 
 30 Módulos de Aulas ilustradas e o apoio técnico de uma equipe
de profissionais.



Podas, adubação, tratamento do solo, regas, iluminação do jardim, luminosidade ideal para cada tipo de planta, controle de pragas e doenças, etc



Você vai aprender sobre estes assuntos e muito mais no curso

Paisagismo e Jardinagem.


Design de Interiores
Módulo profissionalizante
ou Básico



Totalmente on line!



Pinturas especiais
em paredes

em 18 técnicas ilustradas e detalhadas passo a passo
para você.


4 Aulas fartamente ilustradas para você trabalhar ou mudar sua casa !
Passo a passo você aprende as técnicas e a trabalhar com as cores!


Design de Interiores
Curso on line


Atenção: Todo o conteúdo do site www.casaecia.arq.br é exclusivo e original, de autoria da equipe de profissionais e colaboradores do site. Existem sites e blogs que copiam conteúdos, e isso faz com que os sistemas de rastreamento dos principais sites de busca, que procuram trabalhar apenas com sites de boa qualidade e confiabilidade, nos penalizem no ranking de buscas a todos, tanto o plagiador quanto o que apresenta conteúdo autêntico. Portanto, avisamos que não copie de forma total ou parcial o nosso conteúdo para replicar na internet, sob pena de expor as penalidades que lhes serão impostas, de acordo com o mecanismo de defesa e ressarcimento de nossos direitos, que iremos utilizar judicialmente contra você.