A primeira escola on line de Design de Interiores, 
Paisagismo e Jardinagem

PORTAL DO CONHECIMENTO - Desde o ano de 2000 preparando profissionais pela internet
       

 
 

 

              DESIGNERS DO SÉCULO XX

Texto: Arquiteta Fátima Senra.


Em 1919, o arquiteto alemão Walter Gropius criou o que deveria ser a escola ideal de Arquitetura e Desenho industrial: A Bauhaus, que durou tão pouco, fechada em 1933 pelo regime nazista, pregava justamente o contrário dos ideais de Hitler. Sua vida curta foi suficiente para ditar os inéditos rumos que a arquitetura e o design seguiriam depois, e hoje, ainda sentimos as fortes influências deixadas por essa que foi muito mais que uma escola, foi um novo conceito. A Bauhaus (casa da construção) propõe uma arte funcional, e não apenas decorativa. Uma arte que atenda às necessidades da sociedade industrial e torne mais harmonioso o cotidiano das pessoas. Pela primeira vez, forma e função caminharam juntas. Os móveis, de formas ergonômicas, tinham desenho irrepreensível e inovador.
Mais importante que formar um profissional, segundo Gropius, era formar homens ligados aos fenômenos culturais e sociais mais expressivos do mundo moderno. 

Por isso, entre professores e alunos havia liberdade de criação, mas dentro de convicções filosóficas comuns. O ensino era suficientemente versátil, com a participação, na pesquisa conjunta, de artistas, mestres de oficinas e alunos. Para Gropius, a unidade arquitetônica só podia ser obtida pela tarefa coletiva, que incluía os mais diferentes tipos de criação, como a pintura, a música, a dança, a fotografia e o teatro. De tal maneira a filosofia da Bauhaus impregnou seus membros, que sem demora se definiu um estilo em seus produtos despidos de ornamentos, funcionais e econômicos, cujos protótipos saíam de suas oficinas para a execução em série na indústria. 
O estilo Bauhaus era fruto do pensamento dos professores, recrutados, sem discriminação de nacionalidade, entre membros dos movimentos abstrato e cubista. Ao iniciar a Bauhaus, Gropius apoiou-se principalmente em três mestres: o pintor americano Lyonel Feininger, o escultor e gravador alemão Gerhard Marcks e o pintor suíço Johannes Itten. A eles se juntaram depois artistas da categoria de Oskar Schlemmer, Paul Klee, Wassili Kandinski, László Moholy-Nagy e Ludwig Mies van der Rohe. Em 1925, Josef Albers e Marcel Breuer passaram a fazer parte do grupo.
Após o fechamento, os principais professores migraram para os Estados Unidos (EUA), especialmente para Chicago, onde exerceram grande influência sobre a arquitetura moderna mundial.


OS DESIGNERS DO SÉCULO XX  E OS RUMOS DA ARTE NO PÓS-BAUHAUS

Walter Gropius (1883-1969) - Arquiteto, foi o fundador da Bauhaus e um dos nomes responsáveis pela renovação estética do século XX. Arquiteto e designer nascido em Berlim, Alemanha, trabalhou com Peter Behrens até 1910. Tornou-se então membro da Deutscher Werkbund (1911), associação que buscava a integração entre o desenho artístico e industrial. Com Adolph Meyer projetou o edifício das fábricas, em Alfeld.

Em 1919 fundou a Bauhaus em Weimar e depois foi um dos responsáveis pela sua transferência para Dessau (1925). O novo edifício é um marco da arquitetura moderna e vem a ser seu projeto mais conhecido. Sua composição é dinâmica, a planta assimétrica, desprovido de excessos, com janelas horizontais e telhado plano. Gropius deixa a Bauhaus em 1928 e vai para o Reino Unido em 1934, abandonando a Alemanha nazista. Em 1937 é convidado para lecionar arquitetura na Universidade de Harvard, em Cambridge, EUA.
Fundou em 1946 The Architects Collaborative (TAC), associação de jovens arquitetos. Gropius também foi o responsável pelo projeto do Harvard Graduate Center e pela embaixada americana em Atenas.


Poltrona Barcelona - 1929

Mies Van Der Rohe (1886-1969) - Arquiteto, considerado um dos pais do Modernismo, priorizava a pureza e simplicidade de linhas e foi um dos professores e diretor da Bauhaus a partir de 1930. Após o seu fechamento, foi para Chicago, onde produziu grandes obras e consolidou as idéias do movimento modernista e  sua reputação como um dos mais influentes arquitetos do séc. XX. Desenhou cadeiras que até hoje são utilizadas e mantém o arrojo de suas linhas.

Utilizando a simplicidade do metal tubular, conseguiu aliar funcionalidade e conforto, e a poltrona Barcelona, desenhada em 1929, é um famoso exemplo de seu sucesso no design. Mies, junto a Gropius, Le Corbusier e Marcel Breuer foram os fundadores da Arquitetura e do design modernista.

Mies - Divan 1930

Mies -Cadeira - 1929


Harry Bertoia (1915-1978) - Escultor, nasceu em Udine, Itália e migrou para os Estados Unidos em 1930. Trabalhou com Charles e Ray Eames . No início dos anos 50 desenhou a linha de cadeiras em fio metálico para a Knool International, que tiveram tão grande sucesso comercial que permitiram que se dedicasse à sua carreira de escultor. A famosa cadeira diamante utilizada até os dias de hoje, propõe simplicidade e conforto no mesmo móvel, aliando o funcional ao belo, de uma forma surpreendentemente simples e ao mesmo tempo orgânica.

Ao lado: Bertoia - cadeira diamante (1952) e Poltrona girafa.

Marcel Breuer (1902-1982) - Arquiteto, encarregado da oficina de movéis na Escola da Bauhaus. Aos 22 anos, Breuer, que costumava andar de bicicleta, notou que o tubo de aço - do guidon - poderia ser dobrado em formas mais complexas para servir de suporte de peças de mobília. Em 1926, quando Gropius era diretor da Bauhaus e precisou mobiliar novas instalações para a Escola, usou um banco de Breuer, em forma de "u" invertido. 

Tornou-se um dos grandes pioneiros do design de cadeiras tubulares em aço. Uma de suas célebres produções conhecidas e utilizadas até os dias atuais, nos melhores ambientes, é a cadeira Wassily, desenhada para a residência do pintor Wassily Kandinsky. A sua preocupação em construir móveis modulares padronizados levaram-no a se interessar por habitações deste mesmo tipo.

Breuer - Cadeira Wassily - 1925

 Sócio de Alfred e Emil Roth, desenhou os apartamentos em Dolderthal, no distrito de Zurique, os quais se tornaram um dos mais notórios exemplos do Estilo Internacional na arquitetura. Após a segunda guerra, Marcel Breuer fixou-se nos Estados Unidos, juntamente com outros alemães famosos como Gropius e Mies Van de Rohe, dedicando-se a arquitetura, tendo lecionado em Harvard e fundado em New York a Marcel Breuer and Associates. Seu estúdio de arquitetura foi responsável por uma quantidade apreciável de projetos em solo americano, entre eles o Whitney Museum of American Art em New York. Sua residência particular, em Conecticut, foi colocada a venda  por cerca de 1,2 milhões de dólares. Entre outras fascinantes obras arquitetônicas projetadas pelo mestre estão a sede da Unesco, em Paris, o Cleveland Museum of Art e o IBM Research Center, em La Gaude, França.

Breuer - 1928


Charles Eames (1907-1978) - Arquiteto americano, nasceu em Saint-Louis, EUA, estudou arquitetura na Washington University. Em 1940, conheceu  Ray Kaiser (1912-1989), californiana,  artista plástica por formação, que mais tarde se tornaria sua esposa. Esses dois profissionais, foram sem dúvida alguma,  dos principais designers do século XX, influenciando o design até os dias atuais. 
Entre 39 e 40 C.Eames trabalhou no atelier de Eliel Saarinen, com quem ganhou em 1940 o  concurso do MoMA, Organic Design in Home Furnishings. Era amigo também de Harry Bertoia e Eero Saarinen. A guerra,  e sua contratação pela Marinha para o desenvolvimento do projeto de talas e macas, permitiu aos Eames o desenvolvimento de ampla pesquisa  na moldagem de contraplacados. Algumas de suas cadeiras, como a da foto ao lado,  foram resultado de suas pesquisas, feitas nesse período, para o desenvolvimento de um método barato e eficiente para a moldagem de contraplacados.

Poltrona - 1956

Poltrona - 1958

Em 1946, já era consagrado e foi objeto da primeira retrospectiva  pessoal dedicada a um só design no MoMA., onde ainda, dois anos depois, em 1948, ganharia também o concurso  internacional, Competition for Low-Cost Furniture Design,  com cadeiras em fibra de vidro moldadas e que podiam ser produzidas em série. 

Ainda com sua mulher, criou  vários móveis para a  Herman Miller, na década de 50, como a famosa poltrona em contraplacado e couro, de 1956, baseada num protótipo exibido no concurso Organic Design  in Home Furniture.

Cadeiras metálicas - 1951

Na companhia de sua esposa, Ray Eames, Charles trabalhou de perto com o empresário Herman Miller, criando um tipo de mobiliário extremamente inovador entre as décadas de 50 e 60. Mais adiante os Eames passaram a se dedicar a áreas como o cinema, fabricação de brinquedos, fotografia além de participarem de exposições de design, contando como patrocinadores para tais projetos, com o Governo do Estados Unidos e a IBM.

Dentre os materiais utilizados, a  versatilidade era grande, com plásticos, fibras de vidro (fiberglass), metais, contraplacados e couro, usavam e associavam materiais diversos em diferentes e inovadoras composições. 

Cadeira em fibra de vidro 1951


Le Corbusier ( 1887-1965) - Arquiteto, dos mais influentes e importantes para os novos rumos da arquitetura e do urbanismo do século XX. Nasceu na Suíça e recebeu o nome de batismo de Charles-Edouard Jeanneret,  viveu e trabalhou muito na França.

Cadeira - 1928

Considerava as residências como "máquinas nas quais se vive" e, usando formas geométricas básicas, criou projetos revolucionários e em larga escala. Assim como sua arquitetura, o mobiliário de Le Corbusier baseia-se na percepção de que novos métodos de produção, materiais e exigências sociais necessitam de formas funcionais e esteticamente agradáveis. 

Cadeira basculante e Poltrona Grand confort - 1928

Como características principais, seu móveis são compostos por estrutura metálica tubular cromada e estofamento em couro. Permitem a modificação e adaptação das posições de acordo com as preferências do usuário, e são amplos, declaradamente confortáveis. Ainda hoje, encontramos um largo uso de suas linhas nos interiores, sendo esse mobiliário eleito entre muitos decoradores, para os projetos mais sofisticados. Ao lado, a célebre chaise-longue em estrutura metálica e assento em couro de vaca. Esses móveis eram denominados por seu autor, de equipamentos da construção, em uma idéia de complemento e perfeita integração com a arquitetura a que se destinava.

Chaise longue - 1928

 

PÁGINA INICIAL

OUTRAS PESQUISAS

PRÓXIMA PÁGINA

Cursos on line
(EAD)
Estude em casa com suporte de atendimento pela internet
Prepare-se para o
mercado de trabalho!



Design de Interiores

Paisagismo e Jardinagem
Jardinagem
História da Arte / Móvel

Pinturas especiais/paredes
Desenho de Interiores
Desenho de Paisagismo
Desenho Interiores / Paisag.
AutoCad


CURSO ON LINE
Paisagismo e Jardinagem
Aulas ilustradas em linguagem clara e didática.


Paisagismo e Jardinagem 
 30 Módulos de Aulas ilustradas e o apoio técnico de uma equipe
de profissionais.



Podas, adubação, tratamento do solo, regas, iluminação do jardim, luminosidade ideal para cada tipo de planta, controle de pragas e doenças, etc



Você vai aprender sobre estes assuntos e muito mais no curso

Paisagismo e Jardinagem.


Design de Interiores
Módulo profissionalizante
ou Básico



Totalmente on line!



Pinturas especiais
em paredes

em 18 técnicas ilustradas e detalhadas passo a passo
para você.

4 Aulas fartamente ilustradas para você trabalhar ou mudar sua casa !
Passo a passo você aprende as técnicas e a trabalhar com as cores!
 


Design de Interiores
Curso on line