Designer de interiores - O profissional da criação

Pesquisa de Patrícia Stadinicki Pechiski para a Pós-graduação em Design de Interiores (Curitiba - PR).

1. A MISSÃO DO DESIGNER DE INTERIORES
A missão de um design de interiores é tornar o ambiente mais aconchegante e funcional.
Por conhecer bem os produtos disponíveis no mercado, a composição harmoniosa de cores, iluminação e materiais, o profissional está habilitado a planejar e propor soluções criativas.

2. DIFERENÇA ENTRE DESIGN E DESIGNER
Design: Significa desenho, um projeto mais elaborado, estudado e pensado, visando a beleza das formas, cores, utilização de materiais resistentes e boa ergonomia
Designer: O profissional que desenha, projeta, levando em conta aspectos mais profundos.

3. PROFISSÃO - DESIGNER DE INTERIORES
Designer de interiores é o profissional que identifica, pesquisa e resolve problemas relacionados à função, à qualidade e à estética do ambiente. Faz o projeto dos ambientes, sugere a ordenação do espaço, as cores a serem usadas, o tipo e a localização de móveis, aparelhos, equipamentos e objetos de adorno, faz estudos termo acústicos, elétricos e luminotécnicos, levando em conta o tipo de ambiente e os desejos do contratante – seja para residências, escritórios, lojas, estabelecimentos comerciais, eventos, festas.

O conforto ambiental e a composição espacial devem ser conhecidos pelos profissionais de interior para que possa enriquecer seus projetos com conhecimentos ergonômicos, culturais, tecnológicos, sociais, ecológicos, psicológicos e históricos.
O profissional deve traçar um perfil do cliente, levando em consideração hábitos, gostos, hobbies e vontades para captar idéias, e ideais e transformá-los em realidade.

4. ATIVIDADES DE UM DESIGNER DE INTERIORES
De acordo com a CBO - Classificação Brasileira de Ocupações - uma espécie de dicionário normatizador dos códigos, títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro, o Designer de Interiores deve realizar as seguintes funções:

Profissionais de Nível Técnico (Designers de Interiores)

A- Interpretar as necessidades do cliente
-
Realizar entrevistas com o cliente para definir necessidades funcionais e técnicas;
-Identificar suas expectativas e necessidades;
- Definir limites orçamentários do projeto junto com o cliente;
-Definir um programa de ações;
-Estabelecer direitos, obrigações e etapas de trabalho através de um contrato.

B- Conceber o projeto
-
Fazer levantamento métrico e fotográfico da obra;
- Adequar os elementos já existentes ao espaço;
-Elaborar estudos preliminares;
-Elaborar planta de distribuição dos espaços internos;
-Planejar a circulação;
-Distribuir volumes no espaço;
-
Sugerir eventuais modificações ao projeto arquitetônico;
-Representar em maquete e /ou perspectiva, soluções para o ambiente;
-Conceber programação visual para espaços comerciais (merchandising);
-Adaptar o projeto à vida útil do produto/materiais;
-Apresentar estudo preliminar ao cliente.


C- Elaborar o projeto executivo
-
Representar graficamente soluções para o ambiente (desenho manual, autocad, etc);
-Localizar pontos de ar condicionado, informática, iluminação, elétricos, hidráulicos e telefonia;
-Especificar materiais a serem utilizados, considerando normas de higiene;
-Criar peças especiais;
-Criar móveis considerando ergonomia;
-Adaptar no projeto norma da ABNT;
-Escolher escala cromática para o ambiente;
-Orçar o projeto.

D - Executar o projeto
-
Elaborar o cronograma de obra;
-Selecionar fornecedores;
-Estabelecer colaboração com outros profissionais (Arquitetos, Decoradores, Vitrinistas e Paisagistas);
-Estabelecer interface com outros departamentos ou áreas da empresa;
-Contratar serviços de mão-de-obra especializada (pintor, eletricista etc);
-Coordenar as diferentes equipes de trabalho;
-Assessorar o cliente para escolha de produtos;
-Personalizar um espaço arquitetônico/físico de acordo com as necessidades do cliente;}
-Realizar programação visual de espaços comerciais (merchandising);
-Gerenciar a obra/projeto.


E - Acompanhar o projeto
-
Supervisionar a execução dos itens do projeto;
-Fazer manutenção programada do projeto;
-Substituir o produto na vitrine já montada;
-Fazer ajustes ao projeto quando necessário;
-Avaliar o resultado do projeto junto ao cliente.

F - Pesquisar produtos e materiais
-
Testar produtos e materiais;
-Participar de grupos de especialistas para avaliar produtos e materiais;
-Contribuir para o desenvolvimento de produtos e materiais;
-Criar espaços/ambientes utilizando novos produtos;
-Participar do lançamento de novos produtos;
-Conhecer as especificações técnicas dos materiais;
-Adaptar materiais para criação de ambientes.

G - Promover o consumo
-
Criar ambiente favorável ao consumo;
-Criar ambientes temáticos;
-Estudar linhas de produtos conforme o perfil do cliente;
-Montar espaços que destaquem o produto;
-Destacar atrativos sensoriais na distribuição dos objetos para estimular o consumo;
-Proporcionar atrativos sensoriais no ambiente para promover o bem-estar.



5. CARACTERÍSTICAS PESSOAIS DE UM DESIGNER DE INTERIORES
Demonstrar habilidades para comunicar-se com diferentes públicos;
Capacidade de liderança;
Capacidade de negociação;
Capacidade de ouvir críticas e sugestões;
Capacidade de trabalhar sob pressão;
Criatividade;
Flexibilidade;
Habilidade para desenho;
Paciência;
Sensibilidade artística;
Sociabilidade;
Tolerância.
Captar os objetivos do cliente
Transmitir informações culturais ao cliente
Demonstrar criatividade

Demonstrar capacidade de se expressar com objetividade
Manter atualização a respeito da aplicação de materiais
Ter formação técnica ou superior
Negociar honorários
Ter conhecimento sobre técnica de vendas
Demonstrar domínio técnico
Demonstrar conhecimento artístico e estético
Manter atualização com as tendências de mercado
Demonstrar flexibilidade no equacionamento de problemas
Demonstrar transparência nas negociações
Demonstrar conhecimento de técnicas de informática

Demonstrar ética profissional

6. SEGMENTOS QUE O DESIGNER DE INTERIORES PODE ATUAR
6.1 Segmento Residencial
O Design de Interiores Residencial está focado no planejamento e ou especificação de materiais e produtos com uso em residências particulares.
O projeto inclui: quartos, cozinha, banheiros, salas (de estar, de jantar), home office (ou escritório), home theater, área de serviço, closets, biblioteca áreas específicas como sala de ginástica, adega, entre outras.

6.2 Segmento Comercial
6.2.1  Entretenimento
Une ao projeto de interiores elementos como: iluminação, sonorização e outras tecnologias para cinemas, televisão, teatro, clubes, parques temáticos e projetos industriais para esse setor.

6.2.2  Governamental/ Institucional
O profissional especializado nesse setor está familiarizado com necessidades específicas e requisitos associados ao trabalho com agências governamentais, como bases militares, edifícios públicos e escritórios do governo. Já o Designer Institucional está focado em projetos como: orfanatos, escolas, igrejas, instituições correcionais e de recreação, corpo de bombeiros, delegacias, fóruns, embaixadas, bibliotecas, auditórios, museus e terminais rodoviários e de transporte.

6.2.3  Cuidados com a saúde
Faz a criação de ambientes para hospitais, clínicas, centros cirúrgicos, unidades móveis, casas de repouso e assistência ou qualquer outra instituição ligada à saúde.

6.2.4  Hospitalidade e Restaurantes
Design focado em hospitalidade também atua com entretenimento, o que inclui: casas noturnas, restaurantes, teatros, hotéis, clubes, iates, entre outros.

6.2.5  Escritórios
O Designer de Escritórios está focado em áreas públicas e privadas utilizadas por empresas.

6.2.6  Lojas
O profissional planeja o interior de lojas, lojas de departamento, shoppings, show-rooms, praças de alimentação.

6.3 Facility Management
Desenvolve organogramas para a construção e reforma - sempre preocupado com aspectos como segurança, saúde, necessidades acústicas e de iluminação. O Facility Manager também planeja e coordena mudanças de layout no escritório ou para expansões e atua como um gerente de projeto durante a construção e reforma.

6.4  Especializações
6.4.1 Design sustentável ou ecológico
Está relacionado ao meio ambiente, ecologia, aspectos econômicos, éticos e sociais relacionados ao impacto do Design

6.4.2 Design Universal:
Está focado na busca de soluções e emprego de produtos desenvolvidos para indivíduos desabilitados, ou que precisem facilitar o uso ou acesso com segurança e conforto para todos os usuários


7. QUALIFICAÇÃO REQUERIDA

Há designers de nível superior  e de nível técnico. Apesar de ser reconhecida pelo MEC, a profissão não é regulamentada. Qualquer pessoa apta a exercer o cargo pode competir no mercado, entretanto é preciso ter pelo menos o curso técnico de decorador ou ensino médio completo mais um curso profissionalizante. Ë recomendável fazer cursos complementares como técnicas de iluminação, pinturas especiais, perspectiva, cor, paisagismo, gerenciamento de projetos, uso de programas de desenho no computador, etc.

 
8. CONTATOS / CONHECIMENTOS QUE O DESIGNER DE INTERIORES DEVE POSSUIR
O profissional trabalha orientando e auxiliando diversos outros profissionais, como: arquiteto, engenheiro, marceneiro, serralheiro, pintor, gesseiro, eletricista, encanador, azulejista, tapeceiro, marmorista, etc... para isso necessita de conhecimento básicos da atividade de cada um, já que a execução depende de todas estas mãos-de-obra.

O designer de interiores precisa ter cultura geral e artística - ferramentas indispensáveis para o bom gosto, conhecimentos de ergonomia, aspectos técnicos e resistência de materiais, processos de produção, tintas, acabamentos, estudo de cores, desenho técnico, instalações elétricas e hidráulicas, gerenciamento de obras, e muitas outras habilidades (além de uma vocação para a pesquisa constante) abrangendo os campos culturais, perceptuais, projetuais e tecnológicos de conhecimento.


 
9. MERCADO
O mercado de trabalho para decoradores é saturado. É uma profissão em que atuam tanto arquitetos quanto pessoas sem nenhuma formação específica, mas com bons relacionamentos sociais e gosto desenvolvido para opinar sobre interiores.

O mercado de trabalho para decoradores tende a crescer com o aumento de renda da população. Um sinal desse crescimento é o fato de estarem aumentando o número de lojas de decoração, a variedade de materiais nacionais e importados e a oferta de cursos de formação de decoradores. Tal aumento deve refletir-se mais no aproveitamento de profissionais já estabelecidos no mercado do que num aumento considerável das oportunidades para iniciantes. Um bom mercado para decoradores é o mercado de hotéis, em que há grande expansão da demanda e poucos decoradores especializados.

 9.1 Estudo de mercado (publicado pelo CONAD 2002)
Existe no Brasil 44,7 milhões de domicílios particulares permanentes. Entre essas residências 1,55 milhão pertencem às pessoas com renda superior a 20 salários mínimos.

Estudos da Ricardo Botelho marketing (realizados para a ABD) sobre o mercado apontam que, hoje, apenas um milhão de domicílios tem poder aquisitivo para contratar um profissional e comprar produtos de design. São famílias que ganham acima de U$ 2,5 mensais.

Há, entretanto, um mercado potencial de mais dois milhões de domicílios que poderiam ter acesso a essa consultoria, mas ainda não o fazem. São famílias com renda mensal entre R$ 4 mil e R$ 8 mil.

  9.2 Quantidade de profissionais no Brasil
Em 1985 cerca de 2 mil profissionais atuavam no mercado de designer de interiores. Em 1995 este número passou a 15 mil; A expectativa é que em 2005 este universo chegue a 20 mil.

9.3  Pesquisa: O exercício da profissão do Designer de Interiores (1 de abril de 2000)
Uma pesquisa realizada pela Ricardo Botelho Marketing para a ABD – Associação dos Arquitetos de Interiores e Decoradores, feita com profissionais da área, identificou o perfil básico dos Especificadores e as condições do exercício profissional.

Quem é o Decorador? (Perfil)
Em sua maioria, são mulheres e relativamente jovens – têm 38 anos em média:
- 79% são mulheres e 21% homens:
- 4% têm entre 18 e 24 anos
- 18% entre 25 e 30 anos
- 21% entre 31 e 35 anos
- 23% entre 36 e 40 anos
- 15% entre 41 e 45 anos
- 15% entre 46 e 55 anos
- 3% entre 56 e 65 anos
- e 1% acima de 65 anos

  Entre os entrevistados:
- 61% são casados
- 27% solteiros
- 2% viúvos
- 10% separados
- 90% dos Decoradores declararam ter filhos (de um a três filhos ).

Grau de Instrução do Decorador:
- Curso Técnico: 13%
- Superior Incompleto: 14%
- Superior Completo: 73%

Formação Básica:
- Arquiteto: 40%
- Decorador/Técnico em Decoração: 55%
- Experiência Prática (outra formação): 5%

Os Decoradores e Arquitetos de Interiores atendem, em média, dois clientes ao mês.
Quando realizam projetos completos de Decoração, os clientes investem, em média, entre R$ 20 e R$ 45 mil.
Os projetos demoram, em média, 143 dias para serem executados.

Entre os serviços solicitados pelos clientes aos profissionais com maior freqüência estão:
- Projetos completos: 18,7%
- Decoração de ambientes: 12,8%
- Desenho de móveis/armários: 23%
- Compra de objetos de decoração: 8,9%
- Cortinas e persianas: 8,7%
- Projetos de iluminação: 8,2%
- Revestimento de piso/parede: 7,6%
- Planejamento de banheiros e cozinhas: 7,1%
- Paisagismo: 4,6%

Estes parâmetros definem a carteira de clientes dos Decoradores, que somados à demanda de diversos serviços adicionais ao projeto, permitem compor uma renda mensal média que varia entre R$ 2 mil e R$ 4,5 mil por mês (entre os profissionais pesquisados).

Faturamento Médio Mensal:
- Até R$ 3 mil: 20%
- De R$ 3 mil a R$ 6 mil: 16,9%
- De R$ 6.001,00 a R$ 9 mil: 7,8%
- De R$ 9.001,00 a R$ 20 mil: 10,9%
- Acima de R$ 20.001,00: 5,4%

Uma segunda pesquisa, realizada pela Ricardo Botelho Marketing com pessoas contratantes dos Decoradores, sobre os benefícios da contratação de um profissional apresentou dados interessantes:

Principais benefícios identificados por aqueles que já haviam contratado um profissional:
- Ajudou a melhorar a sua vida/conforto: mulheres 61%, homens 48%
- Proporcionou economia ao projeto: mulheres 8%, homens 35%
- Criou uma estética especial: mulheres 26%, homens 17%
- Outros 5%

Os consumidores que declararam não ter contratado um profissional, justificaram sua decisão da seguinte forma:
- 64% dos entrevistados disseram que não contratam um profissional porque “entendem” de Decoração;
- 28% disseram temer o preço e têm medo de onerar o projeto final.

9.4 Como ingressar no mercado de trabalho
Autônomos conseguem trabalho por indicação de clientes ou através da publicação de suas criações em revistas de decoração. As empresas de decoração, tanto lojas como escritórios de projetos, também contratam profissionais por indicação e, em menor proporção, por meio de anúncios em jornais e revistas  especializadas. Há eventos voltados a promoção de decoradores, como a Casa Cor e exposições em shoppings centers, onde os clientes potenciais podem entrar em contato com os profissionais da área. O resultado final de cada obra é a melhor propaganda para a profissão.


10.  REMUNERAÇÃO

Há uma ampla gama de situações, onde os honorários podem ser cobrados de forma individual (apenas pelo projeto) ou combinada (pelo projeto e administração da obra, ou por consulta).
A remuneração do Designer de Interiores também varia em função da abrangência do projeto. Outra variante é o tamanho da obra a ser realizada.
A remuneração deve ser adequada e estudada para cada necessidade e perfil de cliente. É possível ampliar ou diminuir a complexidade da consultoria ou oferecer descontos em função do tamanho da área a ser decorada. Entretanto, qualquer que seja a modalidade escolhida sempre deve ser colocado tudo em Contrato. Esta á sua melhor garantia de que tudo o que foi combinado por ambas às partes será cumprido.

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