A primeira escola on line de Design de Interiores, 
Paisagismo e Jardinagem

PORTAL DO CONHECIMENTO - Desde o ano de 2000 preparando profissionais pela internet
       

 
 

 

 
... É PRIMAVERA!

Conheça as flores e os tratos culturais para ter um jardim mais florido, e mais cores nesta primavera e verão.


O Flamboyant (Delonix regia) é uma árvore nativa na costa Africana do Oceano Índico e na região de  Madagascar, mas já se adaptou  a nossa paisagem, fazendo parte de nossas cidades na faixa tropical.
Nesta época de primavera, essa árvore belíssima, alegra as ruas e praças, trocando praticamente toda a sua folhagem pela exuberância em tons de laranja e amarelo.
Mas, é importante lembrar e considerar o porte e as características das árvores na hora de escolher a espécie e o local onde será plantada.

O Flamboyant é uma árvore de copa plana horizontal, muito larga, e possui raízes superficiais que se espalham sob toda a sua grande copa.

É preciso entender que para cultivar uma árvore dessas, precisamos de uma boa altura e muita largura livre, o que é comum em praças, parques, grandes terrenos, fazendas etc. além de não plantá-la sob fiação elétrica e muito menos em calçamentos.

Saiba mais sobre o Flamboyant.


DICAS DE

SAIBA COMO MUDAR A COR DAS SUAS HORTÊNSIAS

A Mussaenda é uma planta que tem a folhagem em um tom de verde bem claro, mas quando ela brota na primavera assim, muito amarelada, é sinal de falta de nitrogênio. Isso vale para as demais plantas.
Como a Mussaenda faz uma pausa no período outono - inverno, ela volta a brotar no início da primavera, quando já deveria receber uma boa adubação. Mas caso isso não tenha ocorrido, é possível fazer uma adubação de emergência com NPK na proporção 10:10:10 facilmente encontrado em lojas de jardinagem, de insumos agrícolas ou em supermercados.

CUIDADOS ESSENCIAIS COM OS AGAPANTOS 

Os Agapantos são plantas rizomatosas, e por isso entouceiram. É preciso limpar os canteiros e desentouceirar as plantas, para estimula-los à floração na primavera. A planta é pouco exigente  quanto aos tratos culturais, mas a limpeza dos canteiros vai favorecer seu desenvolvimento, além de produzir novas mudas. Após a limpeza adube com NPK na proporção 4:14:8 e um adubo orgânico como o esterco de aves. Você verá que os agapantos irão retribuir intensamente na primavera, com a beleza de suas flores. 
Saiba mais sobre os Agapantos.

AS FLORES DA PRIMAVERA

Plumeria rubra ou jasmim-manga é um arbusto de florada muito vistosa na primavera. No início da estação faça uma adubação com NPK na proporção 4:14:8 para estimular a florada.
Saiba mais sobre a Plumeria rubra.

A Mussaenda confere alegria e beleza em ruas e praças de muitas cidades de nossas regiões tropicais. Não tolera clima frio e por isso não é comum no sul do país e em cidades de clima mais ameno. No Centro-oeste brasileiro é muito utilizada pelas prefeituras para embelezar as cidades. Saiba mais sobre as Mussaendas.

O Flamboyant explode em cor na primavera, e embora seja uma árvore presente em muitas cidades brasileiras, não é nativa por aqui. É de Madagascar, mas muito bem adaptada ao nosso clima. Não deveria ser plantada em calçadas, pois suas raízes se espalham e estouram calçamentos. Saiba mais sobre o Flamboyant.

O Hibisco  floresce praticamente o ano todo mas se você adubar nesta época em que as flores vêm com mais intensidade, a floração será ainda mais vigorosa e a planta apresentará um crescimento maior. Adube com NPK na proporção 4:14:8 e farinha de ossos ou de peixe. A planta além de adaptar-se a diversas regiões no Brasil, ainda é pouco exigente quanto aos tratos culturais. Boa época para o plantio: Primavera.Saiba mais sobre os Hibiscos.

A Bouganvillea ou Primavera, floresce praticamente o ano todo, em todas as regiões climáticas do Brasil, mas com maior intensidade na primavera. Para uma floração mais exuberante adube com NPK na proporção 4:14:8 e um adubo orgânico como a Torta de Mamona. Repita a adubação à cada 3 meses e não pode durante o período da primavera e verão, quando florescem com maior intensidade. Saiba mais sobre as Primaveras.

A Érica é um arbusto mais aclimatado às regiões serranas ou ao Sul do Brasil, onde floresce melhor. Nesta época, uma adubação com NPK 4:14:8 e farinha de ossos irá incentivar uma floração maior. Para o arbusto ficar mais encorpado e denso, após a planta atingir cerca de 1,5 m de altura, faça podas suaves em seus galhos mais longos, a fim de lhe dar um contorno. Essa poda não pode ser feita no período de primavera-verão, com a planta em flor. Boa época para o plantio: Primavera.  Saiba mais sobre as Éricas.
 

O Jacarandá floresce  na primavera, em Novembro, em um show de flores lilases.Você deve adubar com NPK 4:14:8 e torta de mamona, ou farinha de ossos, para que possa florescer em abundância. Faça furos de 20 cm de profundidade em torno do tronco e sob a copa, e coloque a mistura com os adubos. O Jacarandá é uma árvore nativa no Brasil e oferece um espetáculo de cores quando se despe da folhagem para florir, e depois com um tapete de flores no chão. 
Saiba mais sobre os Jacarandás. 

 

A Gloxínia é uma planta bulbosa e que apresenta variedades de diversas cores em muito vistosas e variegadas também. Cultivada em vasos ela alegra os pequenos ambientes desde a primavera e durante o verão também. Saiba mais sobre as Gloxínias.

O brinco de princesa (Fuchsia x hybrida) é um arbusto escandente, ou seja, flexível. Pode ser utilizado apoiado em alguma estrutura ou ainda, em vasos em forma pendente. Na primavera você vai encontrar nas floriculturas lindas opções de Brinco de princesa, em diversas cores e formatos, já que existem vários híbridos. Poderá adquirir em vasos e serão com certeza excelente opção para seu jardim, varanda ou interior.
A floração é abundante e garantida no período de primavera e verão. Deve ser mantida em local onde não receba mais que 4 horas de sol diários. 
Saiba mais sobre o Brinco de princesa.
 
Rosa 'Elmshorn'
É uma trepadeira que dá um show de flores na primavera e verão. Ideal para cercas e grades, onde dá um toque campestre e romântico ao local. Suas delicadas flores dão um colorido especial, mas sempre em locais bem ensolarados e de clima ameno.
Saiba mais sobre as roseiras.
PÁGINA INICIAL HOME DE PAISAGISMO

Cursos on line
(EAD)
Estude em casa com suporte de atendimento pela internet
Prepare-se para o
mercado de trabalho!



Design de Interiores

Paisagismo e Jardinagem
Jardinagem
História da Arte / Móvel

Pinturas especiais/paredes
Desenho de Interiores
Desenho de Paisagismo
Desenho Interiores / Paisag.
AutoCad


CURSO ON LINE
Paisagismo e Jardinagem
Aulas ilustradas em linguagem clara e didática.


Paisagismo e Jardinagem 
 30 Módulos de Aulas ilustradas e o apoio técnico de uma equipe
de profissionais.



Podas, adubação, tratamento do solo, regas, iluminação do jardim, luminosidade ideal para cada tipo de planta, controle de pragas e doenças, etc



Você vai aprender sobre estes assuntos e muito mais no curso

Paisagismo e Jardinagem.


Design de Interiores
Módulo profissionalizante
ou Básico


 



Pinturas especiais
em paredes

em 18 técnicas ilustradas e detalhadas passo a passo
para você.

4 Aulas fartamente ilustradas para você trabalhar ou mudar sua casa !
Passo a passo você aprende as técnicas e a trabalhar com as cores!

Design de Interiores
Curso on line


CASA E CIA.ARQ
DESDE 2000
Preparando profissionais para o mercado de trabalho.
Matricule-se agora e se profissionalize!

Atenção: Todo o conteúdo do site www.casaecia.arq.br é exclusivo e original, de autoria da equipe de profissionais e colaboradores do site. Existem sites e blogs que copiam conteúdos, e isso faz com que os sistemas de rastreamento dos principais sites de busca, que procuram trabalhar apenas com sites de boa qualidade e confiabilidade, nos penalizem no ranking de buscas a todos, tanto o plagiador quanto o que apresenta conteúdo autêntico. Portanto, avisamos que não copie de forma total ou parcial o nosso conteúdo para replicar na internet, sob pena de expor as penalidades que lhes serão impostas, de acordo com o mecanismo de defesa e ressarcimento de nossos direitos, que iremos utilizar judicialmente contra você.