A primeira escola on line de Design de Interiores, 
Paisagismo e Jardinagem

PORTAL DO CONHECIMENTO - Desde o ano de 2000 preparando profissionais pela internet
       

 
 
DICAS DE ILUMINAÇÃO
A partir de recursos e providências que podem ser simples, você pode melhorar o aproveitamento da luz e reduzir o consumo de energia, sem perder a qualidade e conforto do ambiente.

Matéria: Fátima Senra - Arquiteta e Urbanista - Coord. de cursos da Casa e Cia.Arq

A iluminação de um ambiente pode se dar de duas formas distintas:
1)- NATURAL - Todo ambiente deve contar com a iluminação natural. Isso faz parte do que chamamos conforto ambiental. Seguindo algumas pequenas regras você pode melhorar as condições de luminosidade em um ambiente mal  iluminado  e  evitar que lâmpadas sejam acesas durante o dia:

Utilize cores claras em todo o ambiente. Isso vale para a cor das paredes, do teto, piso e móveis. As cores que tendem ao branco ou seja, claras, têm a propriedade de refletir a luz e permitir que o ambiente  retenha mais a luz que incide sobre elas.

Evite utilizar vidros fumês ou coloridos nas janelas. Prefira os vidros incolores, que oferecem melhor aproveitamento da luz.Em reformas, jamais retire a luz natural de um ambiente. É um erro muito comum quando não há um profissional orientando, cobrir a janela de um compartimento retirando sua luz natural, é insalubre e não é permitido por lei. Contraria o código de obras de seu município, e numa fiscalização pode lhe trazer problemas sérios.

2)- ARTIFICIAL - Todo ambiente  deve contar com a iluminação artificial, além da natural. Isto é condição necessária ao conforto ambiental de qualquer local. Em edificações comerciais a exemplo do que ocorre em lojas de shoppings, a iluminação natural pode ser dispensada. Existem formas de iluminar um ambiente de modo geral, ou de forma pontual dando destaque a determinadas regiões ou elementos. Para isso existe a iluminação geral e a localizada, cada uma com a sua função, mas é importante entender que o ambiente precisa ter condições de ser iluminado como um todo, de modo geral, mesmo que em situações especiais ou de emergência.


Tipos de lâmpadas:
Lâmpadas Incandescentes
Consomem mais energia que as lâmpadas fluorescentes, mas se você souber escolher a lâmpada correta para cada tipo de luminária, poderá racionalizar o consumo e usufruir do conforto de qualidade de luz que elas proporcionam ao ambiente. São as mais indicadas para deixar um ambiente acolhedor e requintado.

Não utilize  lâmpadas incandescentes transparentes  embutidas dentro de luminárias ou de forros, pois elas perderão parte de sua luz para o interior do local onde estiverem embutidas.Lâmpadas leitosas perdem parte da luminosidade e emitem menos luz para o ambiente, consumindo o mesmo valor.

Lâmpada incandescente comum transparente

Lâmpada incandescente leitosa.

Outros tipos de incandescentes

Lâmpada Incandescente Refletora, própria para luminárias de embutir. São espelhadas dos lados e não perdem a luz para o interior da luminária ou para o forro.

Lâmpada Incandescente Halógena com refletor dicróico. Tem facho de luz direcionado como a incandescente refletora e também é própria para situações embutidas.

Lâmpada incandescente Halógena bipino. As Halógenas são lâmpadas incandescentes mais elaboradas e de geração mais recente.


Lâmpadas Fluorescentes Compactas


Um dos produtos mais indicados para a economia de energia são as lâmpadas fluorescentes compactas eletrônicas.
Como o próprio nome descreve, trata-se de lâmpadas fluorescentes em tamanho reduzido, permitindo assim a sua aplicação nos locais onde se utilizam lâmpadas incandescentes comuns.

O termo "eletrônica", deve-se ao reator eletrônico incorporado na própria lâmpada e já com uma base do tipo rosca, igual as das incandescentes comuns. Portanto, não sendo necessário nenhuma adaptação, ou seja, basta retirar uma lâmpada comum e rosquear a outra.

Pesquisas com teor científico demonstram as seguintes sensações das pessoas:
Quanto mais "avermelhada" ou "amarelada" for a tonalidade da luz, mais aconchegante e tranqüila será a atmosfera do ambiente. Face isto, recomenda-se a utilização desta tonalidade de luz, que aliás, imita exatamente a luz das incandescentes comuns, que por sua vez são as mais indicadas nos seguintes ambientes de uma residência: sala de estar e de jantar, copas, dormitórios, corredores, banheiros, etc. O ideal seria utilizar nesses ambientes as lâmpadas incandescentes, mas se a necessidade é reduzir o consumo de energia, então uma boa solução seria o uso de uma fluorescente compacta "eletrônica" com tonalidade de luz mais avermelhada ou amarelada.

·A luz "mais branca" ou "azulada" é recomendada para ambientes mais ativos, onde se pretende estimular a produtividade, tais como: cozinhas, áreas de serviço, escritórios, hospitais, escolas etc.

Fluorescente compacta

Fluorescente compacta

TABELA DE EQUIVALÊNCIA DE LÂMPADAS

127 V

220 V

Incandescente

Fluorescente compacta

Incandescente

Fluorescente compacta

60 W

15 W

75 W

15 W

75 W

20 W

100 W

20 W

100 W

23 W

120 W

23 W

Notem que no caso das fluorescentes compactas, a quantidade de luz, medida em lumens (lm), é a mesma para as tensões de 127V e 220V.
A equivalência muda de uma tensão para a outra, porque as lâmpadas incandescentes em 127V emitem mais luz que as incandescentes em 220V.

PÁGINA INICIAL

HOME DECORAÇÃO

Cursos on line
(EAD)
Estude em casa com suporte de atendimento pela internet



Design de Interiores
Paisagismo e Jardinagem
Jardinagem
História da Arte / Móvel

Pinturas especiais/paredes
Desenho de Interiores
Desenho de Paisagismo
Desenho Interiores / Paisag.
AutoCad


Design de Interiores
Módulo profissionalizante
ou Básico


Totalmente on line!
 


Pinturas especiais em paredes
em 18 técnicas ilustradas e detalhadas passo a passo para você.

4 Aulas fartamente ilustradas para você trabalhar ou mudar sua casa !
Passo a passo você aprende as técnicas e a trabalhar com as cores!




Paisagismo e Jardinagem
Aulas ilustradas em linguagem clara e didática.

Matricule-se agora
 


VAI VIAJAR?
Curso on line
HISTÓRIA DA ARTE E DO MÓVEL



Conheça antes as obras de arte que você visitará. A sua viagem ganhará um valor inestimável, que só o conhecimento pode dar!
 


Cursos on line
com suporte
Desenho de Interiores
Desenho de Paisagismo
Desenho Interiores / Paisag.
AutoCad

 

Atenção: Todo o conteúdo do site www.casaecia.arq.br é exclusivo e original, de autoria da equipe de profissionais e colaboradores do site. Existem sites e blogs que copiam conteúdos, e isso faz com que os sistemas de rastreamento dos principais sites de busca, que procuram trabalhar apenas com sites de boa qualidade e confiabilidade, nos penalizem no ranking de buscas a todos, tanto o plagiador quanto o que apresenta conteúdo autêntico. Portanto, avisamos que não copie de forma total ou parcial o nosso conteúdo para replicar na internet, sob pena de expor as penalidades que lhes serão impostas, de acordo com o mecanismo de defesa e ressarcimento de nossos direitos, que iremos utilizar judicialmente contra você.