A primeira escola on line de Design de Interiores, 
Paisagismo e Jardinagem

PORTAL DO CONHECIMENTO - Desde o ano de 2000 preparando profissionais pela internet
       

 
 

PALMEIRAS


         As palmeiras tem seu aspecto ligado á paisagem tropical e toda a beleza extasiante e paradisíaca associada a esse tipo de paisagem. Para recriar esse aspecto abundante e o fascínio da paisagem tropical, é necessário inserir as palmeiras no ambiente, e por esse motivo fica difícil a associação desse tipo de planta, com outras que são claramente características de ambientes bem diferentes como o das paisagens frias, serranas ou sub-tropicais, a exemplo das coníferas (pinheiros).
        
Conheça algumas palmeiras nativas ou  que se adaptam bem no Brasil:



Nome científico: Chrysalidocarpus lutescens
Nome popular: Areca-bambú.
Família: Palmaceae.
Origem: África, Madagascar.
Porte: até 8 metros de altura.
Flores: primavera. 
Características: Palmeira entouceirada muito bem aclimatada no Brasil e cultivada em vasos, isoladamente ou em conjuntos a meia-sombra. Quando exposta a pleno-sol sua folhagem fica com as pontas amareladas. Prefere clima tropical, mas é amplamente cultivada no sul do país onde o clima é de ameno á temperado.
Propagação: por sementes.


Nome científico: Whashingtonia filifera
Nome popular: Whashingtonia, Palmeira-de saia-da-california.
Família: Palmaceae.
Origem:  América do Norte e Central (USA e Mexico).
Porte: 10 a 15 metros de altura.
Características:
Palmeira extremamente ornamental, de folhas semelhantes á forma de um leque e que deve ser cultivada a pleno-sol em grupos, renques ou como espécie isolada. O tronco é solitário com 60 a 80 cm de diâmetro revestido pelas bases remanescentes das folhas caídas, formando um desenho cruzado (veja foto abaixo), típico da juventude e que desaparece mais tarde. As folhas formam uma coroa rala e aberta, palmadas, profundamente fendidas. Os pecíolos tem espinhos nas margens, e as folhas quando secam, caem sobre o tronco formando uma espécie de saia, o que deriva em um de seus nomes populares.
Seus frutos amadurecem durante o verão. O solo deve ser bem drenado e com textura um pouco arenosa, já que a planta é adaptada em locais mais secos. A planta tolera solos pobres e climas tropicais e sub-tropicais.  As variações obtidas por sementes, devido as hibridações, podem tornar duvidosa a sua identificação. 
Propagação: Por sementes que germinam em torno de 30 dias.


Nome científico: Roystonea oleracea
Nome popular: Palmeira imperial, Palmeira real.
Família: Palmaceae.
Origem:  Antilhas, Venezuela e Colômbia.
Porte: 18 a 40 metros de altura.
Características: Palmeira solitária, de tronco único colunar ou levemente dilatado, uniforme e liso com cerca de 60 cm de diâmetro. Possui palmito no ápice do caule, com cerca de 2 metros de altura, e seu palmito é comestível.  Essa palmeira tem o porte muito elegante e alongado quando adulta, e foi introduzida no Brasil por D. João Vl por ocasião da implantação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, onde há exemplares seculares dessa planta atualmente. Preciosa no paisagismo, essa nobre palmeira pode ser cultivada isolada, em grupos ou formando renques, alinhamentos ao longo de caminhos (aléias). Por seu porte altivo e largura de sua copa, ela deve ser cultivada em locais amplos sempre a pleno-sol. Essa palmeira é cultivada em todo o país, até mesmo em locais de clima ameno e sub-tropical, principalmente em regiões tropicais onde é melhor aclimatada. Seu crescimento é moderado e sua frutificação ocorre durante o verão.

Propagação: Por sementes que germinam em torno de 70 dias.

 


 

Nome científico: Rhapis excelsa
Nome popular: Palmeira-rapis
Família: Palmae.
Origem:  China.
Porte: até 5 metros de altura.
Flores: Verão.
Características: Palmeira entouceirada de folhagem muito ornamental e muito utilizada em vasos ou grupos à meia-sombra. Suas flores possuem importância secundária. Existe a forma variegada de folhas mais claras e mescladas. Prefere clima ameno.
Propagação: principalmente por divisão de touceira.
PLANTAS ORNAMENTAIS PÁGINA INICIAL PRÓXIMA PÁGINA

Cursos on line
(EAD)
Estude em casa com suporte de atendimento pela internet
Prepare-se para o
mercado de trabalho!

ESCOLHA SEU CURSO.

Design de Interiores

Paisagismo e Jardinagem
Jardinagem
História da Arte / Móvel

Pinturas especiais/paredes
Desenho de Interiores
Desenho de Paisagismo
Desenho Interiores / Paisag.
AutoCad


CURSO ON LINE
Paisagismo e Jardinagem
Aulas ilustradas em linguagem clara e didática.


Paisagismo e Jardinagem 
 30 Módulos de Aulas ilustradas e o apoio técnico de uma equipe
de profissionais.



Podas, adubação, tratamento do solo, regas, iluminação do jardim, luminosidade ideal para cada tipo de planta, controle de pragas e doenças, etc



Você vai aprender sobre estes assuntos e muito mais no curso

Paisagismo e Jardinagem.


Design de Interiores
Módulo profissionalizante
ou Básico


 



Pinturas especiais
em paredes

em 18 técnicas ilustradas e detalhadas passo a passo
para você.

4 Aulas fartamente ilustradas para você trabalhar ou mudar sua casa !
Passo a passo você aprende as técnicas e a trabalhar com as cores!

Design de Interiores
Curso on line


Cursos on line
com suporte
Desenho de Interiores
Desenho de Paisagismo
Desenho Interiores / Paisag.
AutoCad


 

Atenção: Todo o conteúdo do site www.casaecia.arq.br é exclusivo e original, de autoria da equipe de profissionais e colaboradores do site. Existem sites e blogs que copiam conteúdos, e isso faz com que os sistemas de rastreamento dos principais sites de busca, que procuram trabalhar apenas com sites de boa qualidade e confiabilidade, nos penalizem no ranking de buscas a todos, tanto o plagiador quanto o que apresenta conteúdo autêntico. Portanto, avisamos que não copie de forma total ou parcial o nosso conteúdo para replicar na internet, sob pena de expor as penalidades que lhes serão impostas, de acordo com o mecanismo de defesa e ressarcimento de nossos direitos, que iremos utilizar judicialmente contra você.