Revestimentos para pisos


Colaboração das alunas:  Luciane Miyuki Sakakima Karoleski (Yamanashi - Japão)  e 
Fabyola S. R. de Carvalho, (Juazeiro do Norte - CE) -
(curso: Design de Interiores)


O mercado de revestimentos nos oferece uma enorme gama de materiais e isto, muitas vezes, faz com que fiquemos confusos na hora de escolher qual o mais adequado para nossas necessidades, pois há estilos para todos os gostos e bolsos, dependendo do poder aquisitivo do proprietário. É importante ter em mente, na hora da escolha, o tipo de ambiente que se deseja criar: tons delicados remetem a uma atmosfera suave, já os acabamentos brilhantes criam um clima que pode chegar ao high tech. Mas é sempre preciso considerar cor, textura, nível de absorção d’água, tamanho e resistência mecânica, além, é claro das tendências do momento.

Alguns materiais como ladrilhos hidráulicos, marmorite e carpetes são menos utilizados hoje em dia, o que não implica dizer que sejam menos bonitos e que, se bem aplicados, não possam compor uma decoração muito atual e contemporânea. Madeira, fibras naturais, vidro, pedras e alumínio estão em alta e, segundo a imprensa especializada, devem se manter assim por muito tempo ainda. Mas a cerâmica ainda é a preferida dentre as opções para revestimento de pisos. Vejamos então algumas considerações sobre estes e outros materiais:
PISOS CERÂMICOS

O piso como base de qualquer projeto de decoração, exige atenção, investimento e orientação. É preciso ir além das aparências e observar também a durabilidade e as condições do local onde será colocado e as opções variam muito.
  quem defenda os Pisos Frios pelo seu perfil compatível com a maioria das casas brasileiras, pois refrescam o ambiente, são de fácil manutenção e servem de alternativa para os alérgicos e tudo isso sem perder a elegância.

Com as lajotas dos pisos cerâmicos é possível criar bonitos desenhos. Mas em casos de uma estampa dominante no centro, como na foto ao lado, é preciso valorizar o desenho e deixar que apareça.

PORCELANATO

Um revestimento que está tendo muito interesse é o Porcelanato que  tem crescido significativamente e devido a sua beleza e versatilidade na combinação de cores é indicado especialmente para residências, mas pela sua alta resistência e impermeabilidade possibilita o revestimento de qualquer ambiente, até mesmo os de alto tráfego.

É um placa de cerâmica  que apresenta características diferenciadas como baixíssima absorção, retificação dos lados e elevada resistência mecânica.

Já o piso de Concreto é ideal para áreas externas e ambientes onde o trânsito seja intenso, pois é resistente e não escorregadio. O Concreto deve ser assentado sobre areia ou argamassa e a manutenção deve ser feita com água e sabão, sem produtos químicos agressivos. A preferência são para os que têm acabamento pois este garantem resistência, evitando rachaduras e infiltrações.  Seguem alguns exemplos de Porcelanato e Concreto.

MÁRMORES E PASTILHAS

Além da amplitude da variação dos desenhos, os tamanhos e formatos da Cerâmica,  proporcionam inúmeras combinações de uso. Já os Mármores, sofisticados, conferem requinte em qualquer ambiente. É preciso levar em consideração, em se tratando de mármores (foto da esquerda), que existe um grau de rigidez necessário para o material revestir um piso. Alguns mármores são macios e não devem compor grandes áreas, outros são muito porosos e não são recomendados para áreas molhadas.

É importante que na hora da compra seja especificado que o mármore será para revestir um piso e definido que tipo de tráfego terá esse ambiente. Alguns mármores são simplesmente lindos mas, segundo sua resistência, serviriam apenas para tampos e acessórios. Já o Granito, na maioria das vezes, por sua beleza e resistência, cai bem em todos os espaços, até mesmo em áreas de circulação intensa.  
Para criar mosaicos, desenhos multicoloridos e tudo que a criatividade permitir, entram em ação as Pastilhas (Foto superior direita).

PISOS EM PEDRAS

Para os pisos externos é preciso levar em conta fatores como a necessidade de que ele tenha uma textura antiderrapante, ou que seja termicamente confortável. Nos casos de piscinas essas condições devem ser atendidas, já que as pessoas circulam com os pés descalços.

Existem vários tipos de pedras que são vendidos em formatos irregulares ou em lajotas regulares, como a pedra São Tomé ou mineira, que dependendo da jazida pode ser mais colorida ou mais clara. Já a pedra ardósia deve ser evitada em beira de piscinas por guardar muito calor quando submetida à ação de raios solares.

ALUMÍNIO

O alumínio é um metal branco, leve, brilhante e maleável e, apesar desta última característica, forte e resistente a corrosões. Suscetível a riscos, requer alguns cuidados. Abundante na natureza, costuma atingir bons preços.  Como revestimento doméstico, destaque para o uso de chapas de alumínio em painéis decorativos ou pisos. Estes, iguais aos vistos em ônibus, são procurados por quem pretende dar um visual high tech à decoração. Material reciclável, aceita os acabamentos polido ou escovado, além de diversas cores, graças ao processo de anodização, que consiste em um banho com pigmentos coloridos que não descasca.

PÁGINA PRINCIPAL

PRÓXIMA PÁGINA

Cursos on line
(EAD)
Estude em casa com suporte de atendimento pela internet



Design de Interiores
Paisagismo e jardinagem
História da Arte / Móvel

Pinturas especiais/paredes
Desenho de Interiores
Desenho de Paisagismo
AutoCad


Design de Interiores
Módulo profissionalizante
ou Básico


Totalmente on line!
 

Pinturas especiais em paredes
em 18 técnicas ilustradas e detalhadas passo a passo para você.

4 Aulas fartamente ilustradas para você trabalhar ou mudar sua casa !
Passo a passo você aprende as técnicas e a trabalhar com as cores!


Paisagismo e Jardinagem
Aulas ilustradas em linguagem clara e didática.

Matricule-se agora
CLIQUE AQUI


VAI VIAJAR?

Curso on line
HISTÓRIA DA ARTE E DO MÓVEL


Conheça antes as obras de arte que você visitará. A sua viagem ganhará um valor inestimável, que só o conhecimento
pode dar!


CURSO ON LINE
DES
ENHO DE INTERIORES

Aprenda a desenhar e utilizar o AutoCad.