Revestimentos para pisos


Colaboração das alunas:  Luciane Miyuki Sakakima Karoleski (Yamanashi - Japão)  e 
Fabyola S. R. de Carvalho, (Juazeiro do Norte - CE) -
(curso: Design de Interiores)


PISOS TÊXTEIS 

Os Carpetes Têxteis (Foto da esquerda) apesar da aparência e da textura serem bem diferentes, têm características em comum com os Vinílicos: não escorregam, proporcionam conforto térmico e acústico e evitam também o quebra-quebra na instalação. As principais matérias-primas são fibras naturais (lã, sisal...)  e as fibras sintéticas (nylon, poliéster...) e as texturas variam entre os aveludados, os mesclados e os buclês. Observar a resiliência e os tratamentos sofridos pelo Carpete são pontos que devem ser levados em consideração na hora de escolher o produto.

Um revestimento que chegou ao país importado da Europa mostrando mais uma tendência é a Manta Termo-Acrílica, é um material composto de fibras de vidro, resina, poliéster e óxidos naturais que oferece alta resistência, isolamento termo-acústico, flexibilidade e reproduz com perfeição, paredes de pedras e outras texturas arquitetônicas tradicionais (Foto da direita).

FIBRAS NATURAIS
O sisal e o seagrass  são boas opções de fibra para cobrir pisos, seja em forma de tapetes ou carpetes. No primeiro caso, prefira os que levam lã misturada à trama, assim, ficarão mais confortáveis aos pés.

Utilizáveis principalmente em ambientes fechados, não podem ser expostos à chuva ou sujeitos a grandes variações de umidade pois os carpetes e tapetes de fibras naturais têm propriedades higroscópicas, ou seja, de acordo com a umidade do local, as fibras armazenam água e libertam-na em condições menos úmidas, podendo encolher significativamente.
Igualmente, estas fibras possuem boas qualidades antiestáticas, não tóxicas e boa resistência à perda de cor.

A aspiração regular é o melhor tratamento que se pode efetuar para manter a aparência limpa e fresca das fibras naturais. 

A sujeira solta e visível deve ser aspirada com um aspirador normal com escova rotativa, passando várias vezes pela área afetada para que  não se fixe na fibra. Por acumularem pó, este tipo de revestimento é impróprio para pessoas com problemas respiratórios.

DERIVADOS DE MADEIRA

Os convencionais Tacos e Assoalho de Madeira precisam do acabamento com sinteco para conseguir vida longa e a manutenção deve ser seguida à risca. O ideal é limpá-los apenas com pano seco e a impermeabilização e a beleza deste tipo de piso é conseguida com a aplicação do sinteco, mas com o tempo, pede um novo retoque devido ao desgaste natural da madeira. Fixados sobre contrapiso cimentado e nivelado, os tacos são presos com uma cola à base de PVA e as tábuas são parafusadas.
 Mais resistente que os Carpetes de Madeira, o piso Laminado está conquistando a preferência atual. De colocação fácil e rápida, a sua durabilidade deve-se a camada de resina plástica que o reveste tornando-o mais resistente à abrasão e inibindo riscos. Como jamais pode ser molhado, é indicado somente para uso interno,  inclusive escadas por ser antiderrapante. O mercado oferece diversificados padrões e cores e um pano úmido e uma aplicação  de cera líquida em quantidade pequena é o suficiente para fazer a manutenção e conservar o brilho.

Pode-se dividir esses pisos, chamados de "quentes" pela boa sensação térmica que causam nas pessoas, em dois grandes grupos: assoalhos e flutuantes. Entre os assoalhos destacam-se as tábuas corridas e os tacos, mais caros e nobres. Os flutuantes dividem-se entre laminados e carpetes de madeira, mais econômicos.

Laminado e Carpete de Madeira
São chamados pisos flutuantes porque não são colados nem fixados no contrapiso. As réguas, com sistema macho-e-fêmea, são coladas entre si, formando uma superfície única, que é fixada às paredes pelos rodapés. É necessária a isenção de umidade e o nivelamento do contrapiso. Utilizam-se mantas plásticas para a interrupção de vapores e umidade. Podem ser usados tanto na área social quanto na íntima
.
Segundo sua  composição o carpete de madeira pode ser:

Foto realizada na Interdomus Lafer, do Shopping D&D

feito de várias lâminas de madeira natural prensada, ou de material artificial - onde o seu miolo é de aglomerado ou de poupa de madeira prensada. Apesar disso, ambos são instalados da mesma maneira. Preço mais acessível e colocação rápida tornam o laminado e o piso estruturado (o popular carpete de madeira), opções atraentes.

O piso laminado é fabricado com a fibra da madeira encapada com papel no padrão escolhido e revestido de filme de óxido de alumínio é também resistente à queima com pontas de cigarro, manchas, riscos, impacto e à descoloração sob ação do sol, diferentemente do carpete de madeira. O carpete é o produto que mais se assemelha às tábuas de assoalho, embora seja menos resistente que os laminados. É composto de contracapa de laminado de madeira, miolo estrutural e capa de laminado de madeira nobre, recoberto com selador e verniz acrílico – tudo prensado. Sua resistência está relacionada à densidade do miolo. O laminado custa de 10% a 15% menos do que o estruturado.

Taco e Parquê
Com as sobras do assoalho comum faz-se o taco e com este o parquet. A diferença entre um e outro está na espessura e no preço: o taco tem 2 cm e o parquet, 1 cm; e a diferença entre o preço do primeiro para o segundo varia em torno de 22%.

Placa de parquet.

Tacos

Os dois podem ser colados sobre uma base de cimento ou madeira desde que esteja firme e seca. Uma das vantagens desses pisos é a liberdade na colocação, possibilitando variar desenhos e tons. A aplicação do verniz adequado garante um bom resultado.

Assoalho de Tábua Corrida
Feito com réguas encaixadas admite várias opções de comprimento e largura, com espessura geralmente de 2 cm. As tábuas podem ser presas diretamente no chão. 

Neste caso, pode acrescer até 5 cm à altura do piso. Custa cerca de 45% a mais do que tacos do mesmo material.


PÁGINA PRINCIPAL

Cursos on line
(EAD)
Estude em casa com suporte de atendimento pela internet



Design de Interiores
Paisagismo e jardinagem
História da Arte / Móvel

Pinturas especiais/paredes
Desenho de Interiores
Desenho de Paisagismo
Des. Inter. e Paisag.
AutoCad


Design de Interiores
Módulo profissionalizante
ou Básico


Totalmente on line!
 

Pinturas especiais em paredes
em 18 técnicas ilustradas e detalhadas passo a passo para você.

4 Aulas fartamente ilustradas para você trabalhar ou mudar sua casa !
Passo a passo você aprende as técnicas e a trabalhar com as cores!



Paisagismo e Jardinagem
Aulas ilustradas em linguagem clara e didática.

Matricule-se agora
CLIQUE AQUI


VAI VIAJAR?
Curso on line
HISTÓRIA DA ARTE E DO MÓVEL



Conheça antes as obras de arte que você visitará. A sua viagem ganhará um valor inestimável, que só o conhecimento pode dar!