PAISAGEM DA MINHA CIDADE


Trabalho didático da aluna: Marcos Aurélio - Nova Friburgo - RJ - (Distrito de São Pedro da Serra)  Curso: Paisagismo


Um trecho extraído do trabalho do aluno, mostra espécies presentes na região serrana do Rio de Janeiro.

Bougainvillea glabra (primavera), na paisagem serrana.

Este Local está situado na região serrana do Estado do Rio de Janeiro a uma altitude media de 800 metros do nível do mar.
Aqui encontramos uma das mais importantes APAs (Área de Proteção Ambiental)  do nosso Estado. A Mata Atlântica encontra-se bem conservada. É paisagem comum em qualquer direção que se olhe.

Bougainvillea glabra (primavera)
Família: Nyctaginaceae
Espécie nativa no sul do Brasil.
Arbusto lenhoso, escandente, vigoroso, com poucos espinhos na ramagem. Folhas lisas, membranáceas e brilhantes.
Flores pequenas, envolvidas por três brácteas vistosas, róseas ou quase lilases, em grandes inflorescências terminais grandes, formadas principalmente no outono e inverno. Muito semelhante à espécie B. spectabilis, de origem tropical e de flores mais coloridas.
Cultivada à pleno sol, freqüentemente conduzida como trepadeira, em cercas vivas defensivas. Esta espécie é tolerante a geadas. Multiplica-se por estacas e alporques. No sul do país produz sementes.
Solenostemon scutellarioides (Coração-magoado, Coléus)
Grande grupo hortícola de herbáceas perenes, de folhagem ornamental, originarias de Java, com 40-90 cm de altura. Folhas de colorido variado, em tons de verde, vermelho, amarelo e roxo.
Inflorescências terminais longas, com flores pequenas, azuis e inexpressivas. Os coléus nos jardins são tratados como plantas bienais por se tornarem espigadas e de mau aspecto com a idade.
Destinam-se principalmente para conjunto a meia-sombra, em terra fértil de boa drenagem e mantida com irrigações periódicas. Não tolera geadas e multiplica-se por estacas ponteiro.

Solenostemon scutellarioides (Coração-magoado, Coléus)

Araucaria angustifolia (Pinheiro-do-Paraná)
Família: Araucariaceae
Planta dióica de 20-30 metros de altura, com tronco retilíneo, de 90-180 cm de diâmetro... A árvore jovem tem a forma piramidal. É perenifólia, heliófita e pioneira.
Ocorre em Minas Gerais e Rio de Janeiro até o Rio Grande do sul em regiões de altitudes acima de 900 m (no sul acima de 500 m). 
A árvore é extremamente ornamental. Os frutos "pinhões" são comestíveis e muito apreciados no sul do país.

Araucaria angustifolia (Pinheiro-do-Paraná), presente também na região de altitude do Rio de Janeiro.

PLANTAS ORNAMENTAIS

PÁGINA INICIAL

OUTROS TRABALHOS