A primeira escola on line de Design de Interiores, 
Paisagismo e Jardinagem

PORTAL DO CONHECIMENTO - Desde o ano de 2000 preparando profissionais pela internet
       

 
 
 

ARQUITETURA ART DÉCO


ART DÉCO = Movimento precursor da Arquitetura Moderna que iniciou no fim do séc. XIX

                        Movimento surgido na última década do século XIX (1890 - 1900), que durou até as primeiras décadas do séc. XX, convivendo com a arquitetura moderna. Despojado, geométrico, procurava inspiração nas linhas geométricas do Egito, Mesopotâmia, Oriente e Pré-Colombianos. Racional e realista, executava a arquitetura do ferro e do vidro, materiais que a indústria colocava no mercado como de última geração para construção civil na época. Fruto direto da Revolução industrial, o art déco foi um movimento precursor da arquitetura moderna, de quem esta teria herdado os princípios do funcionalismo.
                 A revolução industrial provocou mudanças substanciais na sociedade e no modo de vida, gerando crescimento acelerado das cidades e causando, com isso, profundas modificações no meio urbano. Modalidades de construções que jamais haviam existido como estações de trem, edifícios altos, fábricas, lojas e centros comercias, pavilhões de exposição para a exibição dos produtos industrializados etc. agora eram tipologia de construção característica da época. Havia a  necessidade de um prédio mais funcional, que pudesse ser construído num espaço de tempo menor, com linhas mais despojadas dispensando muito dos detalhes de ornamento utilizados nos períodos passados.          


          O Art Déco  não foi aceito de maneira imediata por todos, muitos acreditavam ser melhor construir uma fábrica com tecnologia da época e contratar um arquiteto especialista em barroco ou gótico para dar um toque decorativo à fachada. Com isso, o ecletismo e diversos "neos" de  períodos do passado conviviam com um movimento que era da atualidade e percebia a vocação do  futuro nas linhas racionais e funcionais da arquitetura.
O art déco foi um estilo único. Nem sempre aceito, por vezes era considerado impróprio e sem tradição para caracterizar a fachada da  prefeitura de uma cidade que se considerava próspera e em ascensão, por exemplo.

DIREITA: Platibanda (mureta de fechamento do telhado) com elementos vazados geométricos, dispensando o uso da tradicional platibanda com balaústres clássica. Uso acentuado do vidro na fachada, incluindo os vidros coloridos em recortes geométricos. Apesar de uma tendência ao ecletismo (mistura de estilos) pela presença da padieira em cornija acima das janelas, este prédio caracteriza-se  no estilo art déco.

                       
                      

 

Platibanda vazada em formas geométricas, dispensando o uso da tradicional platibanda em balaústres dos períodos do passado. O ornamento é simples e de caráter geométrico.
A casa urbana brasileira do início do séc. XX tem a fachada no alinhamento frontal do terreno, a entrada é lateral, onde normalmente há uma varanda com gradis e estrutura de ferro.
 
Com muita freqüência a casa é geminada à vizinha, numa demonstração de um uso mais racional do terreno, o aparecimento do lote urbano.


Platibanda escalonada seja em linhas retas ou curvas geométricas. O uso de fachadas revestidas em granilhas cinzas era muito comum, o que na época rotulou, de certa maneira, as fachadas das fábricas e prédios públicos, num aparente desapego a cor em muitas situações, quando em outras os tons eram vibrantes. Era em fim, a liberdade no uso da cor, e adeus aos tradicionais e clássicos tons claros / pasteis, e a suavidade proposta pelos estilos clássicos do passado.

Agora a visão era de presente e de futuro. O Art déco foi portanto modernidade, e não foi por acaso que foi um movimento precursor do modernismo.


ACIMA: Platibanda em concreto com vazados geométricos simulando
os desenhos dos gradis de ferro tão em uso na época. Detalhe da
porta principal com desenho orgânico, lembra a asa de um inseto,
muito utilizado pelas propostas art déco e art nouveau.

 

ACIMA: Cores fortes, platibanda escalonada e ornamentos reduzidos ao limite do necessário, essa a finalidade do art déco. Uma nova tipologia de prédios urbanos, o sobrado, onde no térreo há a loja comercial e acima o apartamento em sua primeira versão no Brasil.
 


Desenhos geométricos na platibanda e janelas com linhas retas e cantos arredondados, típicos da proposta da arquitetura art déco.

As cores são mais fortes que as usadas na arquitetura neoclássica, até por uma influência de tempos tão ecléticos, o art déco busca influências no movimento fovismo da pintura moderna para as suas cores tão exuberantes.

O Art Déco também rompeu com o passado, decidindo abandonar o bucolismo do romantismo e assumir uma postura bem mais funcionalista. Do ponto de vista da cor, essa ruptura também foi facilmente visível. Assim, os tons suaves do Neoclássico deram lugar aos tons mais fortes e ousados, e também aos tons mais sóbrios e escuros como os cinzas dos revestimentos em granilha que caracterizam a arquitetura Art Déco, principalmente nas construções de fábricas e prédios públicos.


ACIMA: O escalonamento da platibanda e o uso de
elementos geométricos como ornamento, aliados a
uma maior liberdade no emprego das cores, já que agora não se necessitava de tons suaves e bucólicos, são características marcantes das fachadas Art déco.

ACIMA: Nesse prédio a utilização do brise horizontal com finalidade de sombrear as janelas, extrapola o mero intuito decorativo e se justifica pela funcionalidade. Esses princípios vão nortear  as tendências futuras, durante todo o período da arquitetura moderna. O cinza propõe em muitas obras, a quase ausência da cor, assim como também se dispensavam os ornamentos.

ESTILOS ARQUITETÔNICOS PÁGINA INICIAL PRÓXIMA PÁGINA

VAI VIAJAR?

Curso on line
HISTÓRIA DA ARTE E DO MÓVEL


Conheça antes as obras de arte que você visitará. A sua viagem ganhará um valor inestimável, e você terá um novo olhar sobre os lugares que visitar.



Cursos on line
(EAD)
Estude em casa com suporte de atendimento pela internet



Design de Interiores
Paisagismo e Jardinagem
Jardinagem
História da Arte / Móvel

Pinturas especiais/paredes
Desenho de Interiores
Desenho de Paisagismo
Desenho Interiores / Paisag.
AutoCad

 



História da Arte e do Móvel

MATRICULE-SE AGORA

Curso em material didático de alta qualidade, totalmente ilustrado. O aluno estuda em casa e conta com o apoio de nossa equipe em suas dúvidas.
 


Design de Interiores
Módulo profissionalizante
ou Básico


Totalmente on line!
 


Pinturas especiais em paredes

em 18 técnicas ilustradas e detalhadas passo a passo
para você.


4 Aulas fartamente ilustradas para você trabalhar ou mudar sua casa !


CURSO ON LINE
Paisagismo e Jardinagem
Aulas ilustradas em linguagem clara e didática.
 

Matricule-se agora
CLIQUE AQUI


Design de Interiores
Curso on line

Profissionalizante com
teoria e projetos
ou Básico em 1 mês,
para quem quer decorar
a própria casa
 

Atenção: Todo o conteúdo do site www.casaecia.arq.br é exclusivo e original, de autoria da equipe de profissionais e colaboradores do site. Existem sites e blogs que copiam conteúdos, e isso faz com que os sistemas de rastreamento dos principais sites de busca, que procuram trabalhar apenas com sites de boa qualidade e confiabilidade, nos penalizem no ranking de buscas a todos, tanto o plagiador quanto o que apresenta conteúdo autêntico. Portanto, avisamos que não copie de forma total ou parcial o nosso conteúdo para replicar na internet, sob pena de expor as penalidades que lhes serão impostas, de acordo com o mecanismo de defesa e ressarcimento de nossos direitos, que iremos utilizar judicialmente contra você.