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ARQUITETURA
NEOCLÁSSICA
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NEOCLÁSSICO
= NOVO CLÁSSICO (± 1780 À ± 1830) |
A arquitetura neoclássica
traz a tona, em fins do séc. XVIII, um retorno às formas
clássicas de um modo inalterado.
Esse processo já acontecia
desde 1750 como uma reação classicista gradual ao rococó. |
Em
1780 o neoclássico supera o rococó e torna-se o estilo oficial da
época. A aristocracia enfraquece de maneira geral, chegando a perder o
poder na França, e a liderança passa a ser da burguesia
manufatureira e mercantilista. A revolução francesa de Napoleão derruba
a monarquia e estabelece o império. O neoclássico confirma-se como
unanimidade entre a burguesia, como o estilo capaz de mostrar a
influência e o poder das novas classes dominantes. Em breve essa
burguesia passará por um estágio industrial que culminará na arte
moderna do séc. XX.
O retorno das construções à moda dos templos clássicos antigos fora,
na época, inevitável. Faremos aqui uma identificação desse ideal
neoclássico em fachadas de prédios, mostrando a influência da
arquitetura clássica desde o fim do séc. XVIII, ultrapassando a
virada do séc. XX e convivendo com outros estilos e outras propostas
arquitetônicas como o art decor, art nouveau, neogótico e eclético.
A
colunata coríntia, o frontão encimando a fachada com a presença da
rotunda (tambor de base circular coroado com uma cúpula e circundado por
colunata), são característicos do período. A simetria marcante e
composição perfeitamente equilibrada são traços típicos da
arquitetura clássica.
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Acima:
Capitólio (Washington - USA, 1793-1867) |
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ESQUERDA:
localização: Prédio em Curitiba - Praça Garibaldi, do relógio das
flores.
A presença dos arcos romanos, guarda-corpo em balaustrada, platibanda e
frontão encimando a fachada. Mesmo que tardio, já demonstra ter
convivido com o ecletismo da virada para o séc. XX, o ideal neoclássico
é dominante nesta fachada. |
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A arquitetura neoclásssica utiliza
os elementos da arquitetura greco-romana da antiguidade clássica,
ora retirados diretamente desse passado distante, ora importados de
períodos um pouco mais recentes também de arquitetura clássica,
como a Renascença e o Maneirismo.
A utilização das três principais ordens de arquitetura da
antiguidade é uma constante no período neoclássico, mesmo não
seguindo, muitas vezes as rígidas normas de proporção de cada
ordem, utilizada naquele período.
As ordens de arquitetura mais utilizadas foram a Coríntia, Dórica
e Jônica. Essas ordens determinavam não só diretrizes formais
como também de proporção, de tal maneira que o templo antigo
oriundo da cultura dórica, mas que os gregos desenvolveram, é mais
pesado e robusto em suas proporções que os outros dois. |
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CARACTERÍSTICAS
DAS COLUNAS:
COLUNA CORÍNTIA - É sofisticada e de desenho
requintado. Possui o capitel em folhas de acanto. É
muitíssimo utilizada em prédios do período neoclássico.
Toda
coluna possui as divisões que estão descritas no desenho ao lado:
FUSTE: É o corpo da coluna, pode ser liso ou possuir
caneluras (sulcos).
CAPITEL: É o topo da coluna, por onde fica mais fácil de
sua identificação.
ENTABLAMENTO: É a grande viga sobre o capitel que por sua
vez subdivide-se em três partes: Arquitrave em baixo, Friso ao meio
e Cornija em cima.
CORNIJA: Conjunto de molduras e frisos, em relevo que coroa o
entablamento. |
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COLUNA
JÔNICA
É a mais esbelta
de todas. Possui caráter feminino e delicado. O capitel em voluta
acentua a beleza suave da coluna, além das proporções. |
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O templo
Jônico tem as proporções mais elegantes, ou seja, é mais esbelto em
suas relações entre largura e altura. Essas proporções ocorrem desde a
métrica das colunas e irão influenciar as dimensões finais da
construção. Por isso seu aspecto mais delicado e de caráter
feminino, principalmente se comparado ao templo dórico que possui
proporções mais pesadas. |
COLUNA
DÓRICA
É a mais pesada e
robusta de todas. Possui caráter masculino e austero. O capitel
é mais simples e geométrico e a ordem guarda relação de
proporção entre largura e altura menor, o que faz com que a coluna
e conseqüentemente a construção sejam mais baixos, robustos. |
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ACIMA:
Petit Trianon, palacete erguido nos arredores do palácio de
Versalhes, na França (1762-1764). Linhas geométricas simples e
calculadas, próprias do neoclássico. |
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ACIMA:
localização: Igreja em Curitiba - Praça Garibaldi.
Frontões, rotunda, padieiras acima das janelas em forma de arcos e
frontões. Apesar das proporções utilizadas no prédio
demonstrarem um clássico executado em tempos ecléticos, é
flagrante a dominância do neoclássico nesta fachada. |
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DIREITA:
localização: Câmara municipal em Curitiba - Pr.
No neoclássico as paredes eram pintadas em tons suaves e os
detalhes de ornamento eram brancos ou mais claros ainda que as
paredes.
Neste prédio, a presença da platibanda encimando a fachada encobre
o telhado como na maioria das fachadas clássicas; o arco romano
emoldurando os vãos; a balaustrada no guarda-corpo. A grande
escadaria erguendo o prédio em um terreno plano tem por finalidade
conferir monumentalidade ao mesmo, o neoclássico vai buscar essas
influências precisamente no Maneirismo, ao final da Renascença. |
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ACIMA:
localização: Universidade Federal em Curitiba - Praça
Santos Andrade.
Frontões, colunata coríntia, platibanda, arcos romanos nos vãos, tonalidades
suaves na fachada. Este prédio foi construído no melhor do
estilo eclético e foi alterado em reformas posteriores,
quando foram preservados apenas os elementos clássicos.
Ficando, assim, com características típicas do período
neoclássico, de quem é um excelente representante na cidade
de Curitiba, além de um marcante cartão postal da cidade. |
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ACIMA:
A grande colunata com capitéis coríntios impressiona. A
simetria é marcante nas fachadas clássicas de qualquer
época, aqui não seria diferente. O prédio é referência e
visita obrigatória na cidade. |
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ESQUERDA:
Localização: Inst. de Educação Curitiba - PR
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