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ARQUITETURA NEOCLÁSSICA


NEOCLÁSSICO = NOVO CLÁSSICO (± 1780 À ± 1830)

A arquitetura neoclássica  traz a tona, em fins do séc. XVIII, um retorno às formas clássicas de um modo inalterado.
Esse processo já acontecia desde 1750 como uma reação classicista gradual ao rococó.

             Em 1780 o neoclássico supera o rococó e torna-se  o estilo oficial da época. A aristocracia enfraquece de maneira geral, chegando a perder o poder na França, e a liderança passa  a ser da burguesia manufatureira e mercantilista. A revolução francesa de Napoleão derruba a monarquia e estabelece o império. O neoclássico confirma-se como unanimidade entre a burguesia,  como o estilo capaz de mostrar a influência e o poder das novas classes dominantes. Em breve essa burguesia passará por um estágio industrial que culminará na arte moderna do séc. XX.

              O retorno das construções à moda dos templos clássicos antigos fora, na época, inevitável. Faremos aqui uma identificação desse ideal neoclássico em fachadas de prédios, mostrando a influência da arquitetura clássica desde o fim do séc. XVIII,  ultrapassando a virada do séc. XX e convivendo com outros estilos e outras propostas arquitetônicas como o art decor, art nouveau, neogótico e eclético.

             A colunata coríntia, o frontão encimando a fachada com a presença da rotunda (tambor de base circular coroado com uma cúpula e circundado por colunata), são característicos do período. A simetria marcante e composição perfeitamente equilibrada são traços típicos da arquitetura clássica.

Acima: Capitólio (Washington - USA, 1793-1867)

ESQUERDA: localização: Prédio em Curitiba - Praça Garibaldi, do relógio das flores.
A presença dos arcos romanos, guarda-corpo em balaustrada, platibanda e frontão encimando a fachada. Mesmo que tardio, já demonstra ter convivido com o ecletismo da virada para o séc. XX, o ideal neoclássico é dominante nesta fachada.


                A arquitetura neoclásssica utiliza os elementos da arquitetura greco-romana da antiguidade clássica, ora retirados diretamente desse passado distante, ora importados de períodos um pouco mais recentes também de arquitetura clássica, como a Renascença e o Maneirismo.
                A utilização das três principais ordens de arquitetura da antiguidade é uma constante no período neoclássico, mesmo não seguindo, muitas vezes as rígidas normas de proporção de cada ordem, utilizada naquele período.
                As ordens de arquitetura mais utilizadas foram a Coríntia, Dórica e Jônica. Essas ordens determinavam não só diretrizes formais como também de proporção, de tal maneira que o templo antigo oriundo da cultura dórica, mas que os gregos desenvolveram, é mais pesado e robusto em suas proporções que os outros dois.

CARACTERÍSTICAS DAS COLUNAS:

COLUNA CORÍNTIA -  É sofisticada e de desenho requintado.  Possui o capitel em folhas de acanto.  É muitíssimo utilizada em prédios do período neoclássico.
Toda coluna possui as divisões que estão descritas no desenho ao lado:
FUSTE: É o corpo da coluna, pode ser liso ou possuir caneluras (sulcos).
CAPITEL: É o topo da coluna, por onde fica mais fácil de sua identificação.
ENTABLAMENTO: É a grande viga sobre o capitel que por sua vez subdivide-se em três partes: Arquitrave em baixo, Friso ao meio e Cornija em cima.
CORNIJA: Conjunto de molduras e frisos, em relevo que coroa o entablamento.

COLUNA JÔNICA
É a mais esbelta de todas. Possui caráter feminino e delicado. O capitel em voluta acentua a beleza suave da coluna, além das proporções.

O templo Jônico tem as proporções mais elegantes, ou seja, é mais esbelto em suas relações entre largura e altura. Essas proporções ocorrem desde a métrica das colunas e irão influenciar as dimensões finais da construção.  Por isso seu aspecto mais delicado e de caráter feminino, principalmente se comparado ao templo dórico que possui proporções mais pesadas. 

COLUNA DÓRICA
É a mais pesada e robusta  de todas. Possui caráter masculino e austero. O capitel é mais simples e geométrico  e a ordem guarda relação de proporção entre largura e altura menor, o que faz com que a coluna e conseqüentemente a construção sejam mais baixos, robustos.

ACIMA: Petit Trianon, palacete erguido nos arredores do palácio de Versalhes, na França (1762-1764). Linhas geométricas simples e calculadas, próprias do neoclássico. 

ACIMA: localização: Igreja em Curitiba - Praça Garibaldi.
Frontões, rotunda, padieiras acima das janelas em forma de arcos e frontões. Apesar das proporções utilizadas no prédio demonstrarem um clássico executado em tempos ecléticos, é flagrante a dominância do neoclássico nesta fachada.


DIREITA: localização: Câmara municipal em Curitiba - Pr.
No neoclássico as paredes eram pintadas em tons suaves e os detalhes de ornamento eram brancos ou mais claros ainda que as paredes.
Neste prédio, a presença da platibanda encimando a fachada encobre o telhado como na maioria das fachadas clássicas; o arco romano emoldurando os vãos;  a balaustrada no guarda-corpo. A grande escadaria erguendo o prédio em um terreno plano tem por finalidade conferir monumentalidade ao mesmo, o neoclássico vai buscar essas influências precisamente no Maneirismo, ao final da Renascença.

ACIMA: localização: Universidade Federal em Curitiba - Praça Santos Andrade.
Frontões, colunata coríntia, platibanda, arcos romanos nos vãos, tonalidades suaves na fachada. Este prédio foi construído no melhor do estilo eclético e foi alterado em reformas posteriores, quando foram preservados apenas os elementos clássicos. Ficando, assim, com características típicas do período neoclássico, de quem é um excelente representante na cidade de Curitiba, além de um marcante cartão postal da cidade.

ACIMA: A grande colunata com capitéis coríntios impressiona. A simetria é marcante nas fachadas clássicas de qualquer época, aqui não seria diferente. O prédio é referência e visita obrigatória na cidade.


ESQUERDA: Localização: Inst. de Educação Curitiba - PR
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