A primeira escola on line de Design de Interiores, 
Paisagismo e Jardinagem

PORTAL DO CONHECIMENTO - Desde o ano de 2000 preparando profissionais pela internet
       

 
 
 

ARQUITETURA ECLÉTICA


ECLETISMO = Uso ou mistura de estilos do passado ocorrido na 2ª metade do séc. XIX

                       Em fins do século XVIII é que parece termos atingido realmente a chamada era moderna, que os historiadores afirmam ter começado desde o séc. XV durante o período da Renascença e após a descoberta da América por Colombo em 1492. A tão discutida era moderna realmente deflagrou quando a Revolução Francesa de 1789 pôs fim a tantos pressupostos que haviam sido tomados por verdadeiros até então. A queda da monarquia na França e a instalação do Império, a influência de Napoleão se estendeu até as Américas vindo interferir com o processo de lutas que geraram a independência de algumas colônias aqui. A Revolução industrial  foi outra das revoluções que criou e reforçou as rupturas desse mundo moderno com o passado.


         Dentre as inúmeras mudanças ocorridas, estão as que se referem às idéias do homem sobre a arte e à atitude do artista em relação ao que se chama estilo. Há um personagem numa das comédias de Molière que fica atônito quando lhe dizem que falou em prosa durante toda sua vida sem o saber.

Em épocas passadas os artistas faziam suas obras de acordo com o que achavam certo ou porque tinham que ser assim, não questionavam se seguiam alguma tendência, acreditavam que suas obras eram praticadas ao seu gosto pessoal, sem influências externas ou algum compromisso estético pré-estabelecido. Mas, já no séc.XIX a questão estilo tomou novo rumo.

Procurava-se ora seguir o ideal de regras da arquitetura clássica estabelecido nos livros de  Palladio, ora questionar o uso desse ideal e empenhar uma volta romântica ao passado através de construções neo-góticas ou de inspiração oriental.

                       
                      

 

                      Alguns arquitetos procuravam seguir influências de diversos estilos em uma única construção, utilizando influências do barroco, arte oriental, clássico e também dos recém-surgidos Art Decor e Art Nouveau. O mundo ocidental caminhava para um futuro diferente a passos rápidos, mas algumas pessoas acreditavam não ser preciso pensar nisso seriamente e preferiam olhar a arquitetura como resultado das necessidades e do modo de vida do homem daquele momento. Construíam prédios com tecnologia sofisticada da época, atendendo por vezes a necessidades funcionais que já se impunham, mas traziam um passado estranho aquela realidade para revestir suas fachadas. A arquitetura Eclética tem para a história grande valor porque relata esses momentos de profundos paradoxos na vida do homem moderno.


A casa urbana brasileira consistia numa tipologia de construção nova para a época. Acontecia um crescimento rápido de muitas cidades brasileiras, de maneira que no início do séc. XX, a casa passa a ter sua fachada principal alinhada à testada do lote, ganha um acesso e varanda laterais e comumente é geminada com sua vizinha. Os portões e gradis são de ferro e essa casa pode receber ainda uma profusão de influências de períodos distintos do passado.

ESQUERDA: A presença do porão é comum na época. Balaústrada na platibanda e cornija logo abaixo, clássicas. Padieira em forma de cornija acima das janelas também é clássica, mas o elemento ornamental rebuscado quebra a formalidade comum ao clássico. Os caixilhos das janelas e a cor da casa denotam a presença do Art Decor. Esse ecletismo, mesmo que discreto, acompanha a arquitetura brasileira até a década de trinta do séc. XX.


O uso de cores fortes é uma influência da proposta contemporânea do estilo Art decor, que por usa vez ganhava inspiração no uso de cores mais agressivas do movimento fovista da pintura moderna. Os gradis de ferro são presença quase obrigatória nos prédios da época.

DIREITA: Presença de platibanda em concreto com desenhos geométricos imitando os que eram produzidos nos gradis de ferro tão em moda, traços do Art Decor. Acima das janelas surge uma surpreendente padieira ornamentada com a famosa concha do Barroco e Rococó. Estilos, histórias, memórias e épocas que se misturam e incrivelmente se fundem, aqui, no ecletismo.


ACIMA: A platibanda escalonada (tipo escada) e simétrica, coroando a fachada é um traço típico do Art Decor. Mas há a presença de guarda-corpo com balaústres clássicos, colunas coríntias e do arco romano.
A riqueza de misturas e efeitos que se pode conseguir com
associações desse tipo só o ecletismo consegue explicar.
Há quem diga que existe um certo rendilhado gótico e um ar
oriental na volumetria desse prédio, sede de um clube em Curitiba,
mas a unanimidade é que o aspecto final resulta fantástico.

ACIMA: Esse prédio tem uma dominância de aspectos da arquitetura neoclássica, mas os excessos nos ornamentos, os gradis de ferro e as esquadrias utilizadas denunciam a inevitável influência de outros estilos, típicas do ecletismo.

 


Traços da arquitetura Art Decor  no recorte geométrico da platibanda e nos formatos geometrizados dos ornamentos abaixo das janelas. A presença do porão (elemento típico da época) é denotada pelas pequenas janelas emolduradas com forma geométrica característica do Art Decor. A cor forte utilizada também é influência do Art Decor. Mas as padieiras sobre as janelas e as colunas coríntias que emolduram a fachada, denunciam a presença de elementos utilizados na época, pela arquitetura neo-clássica, o que demonstra o quanto por vezes era difícil ao arquiteto passar imune às influências ecléticas do período.


A casa urbana perdeu terreno, geminou com o vizinho e recebeu um jardim de acesso lateral e um quintal nos fundos, onde geralmente havia o pomar.
As varandas laterais recebiam estrutura e gradis em ferro. 

DIREITA: O ecletismo nesse prédio sente-se pela presença da concha e ornamentos rebuscados à moda do barroco na fachada, elementos esses totalmente estranhos a proposta principal do prédio, o art decor.

ESTILOS ARQUITETÔNICOS PÁGINA INICIAL PRÓXIMA PÁGINA

VAI VIAJAR?

Curso on line
HISTÓRIA DA ARTE E DO MÓVEL


Conheça antes as obras de arte que você visitará. A sua viagem ganhará um valor inestimável, e você terá um novo olhar sobre os lugares que visitar.



Cursos on line
(EAD)
Estude em casa com suporte de atendimento pela internet



Design de Interiores
Paisagismo e Jardinagem
Jardinagem
História da Arte / Móvel

Pinturas especiais/paredes
Desenho de Interiores
Desenho de Paisagismo
Desenho Interiores / Paisag.
AutoCad

 



História da Arte e do Móvel

MATRICULE-SE AGORA

Curso em material didático de alta qualidade, totalmente ilustrado. O aluno estuda em casa e conta com o apoio de nossa equipe em suas dúvidas.
 


Design de Interiores
Módulo profissionalizante
ou Básico


Totalmente on line!
 


Pinturas especiais em paredes

em 18 técnicas ilustradas e detalhadas passo a passo
para você.


4 Aulas fartamente ilustradas para você trabalhar ou mudar sua casa !
Passo a passo você aprende as técnicas e a trabalhar com as cores!




CURSO ON LINE
Paisagismo e Jardinagem
Aulas ilustradas em linguagem clara e didática.
 

Matricule-se agora
CLIQUE AQUI



Design de Interiores
Curso on line
 

CURSO ON LINE

Profissionalizante com
teoria e projetos
ou Básico em 1 mês,
para quem quer decorar
a própria casa

Atenção: Todo o conteúdo do site www.casaecia.arq.br é exclusivo e original, de autoria da equipe de profissionais e colaboradores do site. Existem sites e blogs que copiam conteúdos, e isso faz com que os sistemas de rastreamento dos principais sites de busca, que procuram trabalhar apenas com sites de boa qualidade e confiabilidade, nos penalizem no ranking de buscas a todos, tanto o plagiador quanto o que apresenta conteúdo autêntico. Portanto, avisamos que não copie de forma total ou parcial o nosso conteúdo para replicar na internet, sob pena de expor as penalidades que lhes serão impostas, de acordo com o mecanismo de defesa e ressarcimento de nossos direitos, que iremos utilizar judicialmente contra você.